domingo, 13 de julho de 2008

CARIDADE



Assim como seriedade não se traduz em tristeza, esmola não é caridade. Caridade é um sentimento de querer bem aos próximos. Basta lembrar do significado de “caros” para entender Caridade. Quando se diz “caro amigo” quer se dizer “querido amigo”. Não houve ser encarnado mais pobre que Jesus, e tampouco houve alguma encarnação mais caridosa.

Quando se doa apenas o que sobra, onde há sentimento caridoso? Se não me faz falta, do que abri mão para auxiliar ao meu próximo? Aquele que tem pouco, mas compartilha o pouco com quem tem menos, esse sim é grande perante o Senhor. Aquele que tem muito e apenas entrega as migalhas que saem de sua boca e transbordam dos seus bolsos, esse nada fez de bom.

A riqueza material é uma benção que deve ser vigiada para não se tornar a perdição do espírito. Aquele que fecha os olhos para a Verdade e pensa ser feliz por ter uma boa condição financeira, esse ainda não realiza o que é a Verdadeira Felicidade. O cego pensará que enxerga perfeitamente quando for curado de um olho. E assim também o homem que só conhece a fruta seca não imagina que o fruto fresco seja mais saboroso. Tampouco aquele que bebe água morna no deserto sabe como é o gosto da Água da Fonte.

Do que vale um banquete se apenas o dono da casa enche a barriga? Pois eu digo: Aquele que possui em abundância, quando comprar um pão para si, compre dois para outros dois pobres. Quando comprar uma roupa para si, compre duas outras para distribuir aos pobres. Quando aumentar os seus proventos, aumente também o salário de seus empregados. Só assim será bem visto diante de seus próprios olhos quando todos os véus forem tirados. E somente assim será recompensado e seus bens nunca deixarão de suprir todas as suas necessidades. Pois foi dito e é cantado por todos que É dando que se recebe!


A regra de ouro é dita de uma nova forma na Nova Era: FAÇA AOS OUTROS O QUE QUER QUE FAÇAM A VOCÊ MESMO! Em outro tempo, era dito "Não faça aos outros o que não quer que façam a você". Superficialmente, parecem a mesma regra, mas a forma da Nova Era tem um sentido muito mais altruista em seu real significado. Não basta apenas não fazer o mal. A hora é de fazer o bem a qualquer custo. Não fazer o mal não significa estar fazendo o bem.

A pior alternativa de relacionamento entre nós, a qual ainda é usualmente adotada pelo ser humano mediano, é a dita "olho por olho, dente por dente".
Muitos são os que devolvem os tapas que levam. Se são traídos, a primeira coisa é trair mais para 'dar o troco'. Se são xingados, a retribuição é triplicada na maldade e na agressividade. Muitos seriam os exemplos bem atuais. Mas para o bom entendedor, basta relembrar a máxima de Cristo: "Quando receberes um tapa, ofereça o outro lado de tua face", "Quando te pedires a capa, dê também a tua túnica".

Cada povo tem o governo que merece. Assim como cada um tem o que merece. Iniciemos uma jornada mais ativa para merecermos cada vez mais! Nutramos o mundo com amor, compaixão e compreensão! Pois de maldade, intolerância e egoísmo ele já está cheio.

Aquele que quer ser a diferença, se humilhe. "O que quer ser o primeiro, que seja o último". A recompensa eterna é o verdadeiro jarro de ouro. Tudo na Terra é um jarro de barro, apenas poeira para o Verdadeiro Eu. Apenas as ações altruístas são recompensadas por Deus. A recompensa não é um prêmio, mas uma reação do que fazemos. É uma lei imutável.


FAÇA O BEM, NÃO IMPORTA A QUEM!


Om Sat Tat! Amém!


sábado, 12 de julho de 2008

SAMSARA


Essa palavra, muito bonita por sinal, tem um significado muito especial. Para quem já a conhece, talvez seja repetitivo o que escreverei. Contudo, poucos são ainda aqueles que a conhecem no Ocidente. Muitos já ouviram, mas, proporcionalmente, ainda são muito poucos.

Em verdade, apesar de serem poucos a conhecer o significado da palavra SAMSARA, muitos são aqueles que têm sua percepção no coração. Seu significado transcende meras palavras, mas pode ser traduzida por roda das encarnações, ou ciclo da evolução humana.

Para aqueles que ainda se encontram restritos à ortodoxia de dogmas sem sentido racional, talvez a palavra reencarnação seja muito impactante, ou simplesmente cause certa repugnância sem maiores explicações lógicas. Agora, é provável que pensar em ressurreição, renascimento, vida eterna, seja mais fácil e confortável. Fora de preconceitos, todas tentam expressar a mesma verdade.

A verdade que é verdade pura deve ser verdade em qualquer lugar ou qualquer tempo. A Verdadeira Chave deve abrir não uma, mas todas as portas! Não importa sua denominação.

É muito ilógico pensar que um corpo, mera matéria agrupada, que tenha morrido possa se reorganizar e voltar ao que era. A ciência e a religião não podem ser encaradas como duas coisas separadas. A pessoa deve ser a mesma no domingo de manhã e no resto da semana. Como acreditar no domingo que Jesus tenha levantado com seu corpo falecido e ascendido ao Reino de Deus e não acreditar em milagres durante a semana?

Para quem pode entender, deve ser lembrado que nada é referente à matéria quando se fala em renascimento na Bíblia Sagrada. Nosso verdadeiro Eu é nosso Espírito. Nossa matéria corporal, nada mais é do que uma vestimenta temporária. Como se fosse um casaco que vestimos hoje e amanhã não mais o usamos porque não está frio ou porque temos um mais bonito. Assim é nossa vida terrestre, nada mais do que um dia para o nosso Verdadeiro Eu, onde vestimos uma roupa sem importância. Temos que lembrar que a roupagem é importante, mas não somos a roupa que usamos!

O Karma está altamente relacionado com Samsara. Um explica o outro; e com a aceitação dos dois, podemos começar a tentar entender o que nos reserva o futuro, ou o que devemos resgatar do passado. O homem de bem, luta pela evolução e pelo conhecimento. O que apenas faz sentido ao pensarmos em um tempo maior que apenas 80 ou 90 anos.

Como poderíamos pensar que somos imagem e semelhança de Deus com tantos problemas que vivemos? Qualquer um que leia essas palavras não precisa ir longe para entender. Olhe pela janela, olhe na sarjeta, olhe em uma lata de lixo da esquina. O que se vê? Com certeza, em uma dessas situações você poderá ver um dia ou outro um ser humano, imagem e semelhança de Deus tanto quanto eu ou você, procurando algo para se alimentar no meio de baratas e ratos. O que é isso? A culpa não é nossa? Não comemos bastante hoje? Por que outro ser humano é obrigado a mendigar ou comer lixo em nosso próprio bairro? Será que somos igualmente Deus? Somos imagem e semelhança de Deus sim, mas estamos distantes de nossa origem. E precisaremos trabalhar, sofrer e lutar muito para chegarmos perto do que realmente somos.

Mais da metade da população do planeta já trouxe a concepção esclarecida de Samsara desde o último nascimento. O que uma pessoa realmente tem em seu coração quando lamenta “o que eu fiz para merecer isso?”, ou ainda ironicamente diz que deve ter jogado pedra na cruz para merecer tamanho sofrimento?

Uma passagem do Evangelho que os discípulos perguntam: “Mestre, quem pecou para o menino ter nascido cego, o menino ou os seus pais?” deixa clara a concepção de renascimento dada no Cristianismo Primitivo. Como um menino teria pecados para merecer tal sofrimento caso não tivesse vivido antes?

As pessoas sabem disso em seu verdadeiro Eu, em seus Espíritos. Contudo, uma necessidade de se manterem convictas em seus dogmas, faz com que neguem sem pensar; faz com que abominem qualquer idéia contra o que lhes foi dito pelas autoridades reconhecidas por seus pais. No coração, muitos sabem a verdade. Mas não enxergam por causa dos véus da ilusão de suas mentes.

O planeta está em constante evolução. Assim como cada um de nós. Trabalhando ou não, querendo ou não, cada um está evoluindo. Uns mais rápidos do que outros, pois vão atrás de aprender mais e de cumprir devidamente suas missões. E, como dito anteriormente, a verdade é verdade em qualquer lugar. A verdade simplesmente é por si só. Não há necessidade de ser imposta. Pode ser revelada, quando os ouvintes estão prontos para recebê-la, mas nunca imposta. E tampouco há necessidade para tal imposição. Aqueles que estão prontos simplesmente a aceitam por fazer mais sentido em seus corações, por ser mais lógico para seus intelectos e por trazer um complemento verdadeiro para suas existências.

Há a necessidade de muitas encarnações porque temos muito que aprender. Pode-se imaginar uma boa escola com apenas uma sala de aula? Assim também não poderíamos conceber uma única vida para aprender todas as lições. Cada aluno que aprende o que é passado pelo professor, passa a uma nova classe, mais adiantada, no próximo ano letivo.

Muitas são as nossas ressurreições neste lindo planeta de sofrimentos. Sofrer não é sinônimo de coisa ruim. Quando recebemos tudo com a satisfação de um aprendiz, o sofrimento terá suas recompensas. Será que Jesus não sofreu? E qual cristão não almeja ser nobre e iluminado como Ele?

Ser Santo, ou ser imagem de Deus assim como Jesus o foi, não é impossível para ninguém. Aquele que pensa que nunca poderá ser igual a Jesus está ainda muito cego. É certo que ninguém o será nessa vida, pois todos aqui estão longe de ser um Verdadeiro Filho de Deus, como Jesus. Mas aprendendo, e passando por todas as classes da escola com bom rendimento, um dia chegaremos lá.

Temos que lutar, estudar e perseverar para sermos Santos a cada dia. Só assim chegaremos ao nosso começo. Nunca é demais ser excessivamente correto. A porta que leva ao Jardim Celestial é estreita e devemos sofrer com alegria para passar nela.

A Verdade não se impõe. Cabe a nós nos tornarmos livres de preconceitos e amarras, aquietando nossas mentes, para que possamos reconhecê-la quando a encontrarmos.

Que Jesus abra os nossos olhos e ilumine nossos passos! Amém!