sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cruz Ansata


Segundo breve pesquisa cibernética, Ansata ou Ankh é "uma cruz egípcia, considerada como o símbolo da continuidade da vida, da eternidade, da imortalidade e da vida após a morte".
Numa outra interpretação, representa "o laço da sandália do peregrino, ou seja, aquele que quer caminhar, aprender e evoluir".


Essa cruz, chamada de ansata, sempre me chamou a atenção. Para mim, em meu conceito puramente empírico, é uma junção do Tau Franciscano com a simbologia das formas circulares, bem descrita acima.
Sempre tive a visão de ser um símbolo altamente místico. Místico até demais para mim. Por isso, nunca ousara em colocar uma em meu pescoço.

Com a nova fase de minha caminhada, muitas coisas mudaram.
Sai Baba (um maluco blackpower em minha primeira análise) é hoje uma das medalhas que levo em minha gargantilha. Objeto de proteção, leva também a medalha de Nossa Senhora.

Superstição? Absolutamente não.
Até Yogananda teve seu amuleto em parte de sua jornada quando necessário.
Nunca esquecerei a cruz com a inscrição PX (pax) que tanto me ajudou.

Sentia uma atração pela cruz ansata há algum tempo.
Em viagem à minha querida Brasília, encontrei o pingente prateado que levo hoje no pescoço.
Despertou-me admiração em constatar o simbolismo de tal cruz.
Realmente, condiz com o que estou passando.

Passei uma fase (hoje comprovadamente superada no primeiro reencontro) de quase morte espiritual. Mas a vida continua. E como peregrino, quero continuar caminhando, aprendendo e evoluindo.
Todo sofrimento foi extremamente válido!
E a tormenta já vai distante.

Levo a cruz ansata como símbolo dessa nova fase. Morri para nascer. E nesse nascimento, muitos aprendizados não ficarão esquecidos.
A busca espiritual será mais intensa. E o crescimento mais certo.

Pouco inspirado sei que atualmente são meus escritos.
Passo por uma fase bem aterrada, para aguentar a carga e realizar as tarefas necessárias para o momento. Mas, como disse um santo:
Eu vim para ter fé, e não fama!

Que Cristo nos ilumine!
Homini Pax!

Nenhum comentário: