sábado, 21 de junho de 2008

O Começo - parte II

Ontem, com o tempo meio escasso, deixei de registrar alguns pontos de vista que creio serem importantes para futuras reflexões (e para eu não me esquecer!).

Não pretendo aqui JAMAIS criticar qualquer ser humano ou ser vivente neste planeta, pois isso cabe somente ao Criador Divino, nosso Pai Eterno.
Jesus disse: "Antes de tirar o cisco do olho de teu próximo, retire a trave que há no teu!"

Portanto, antes de qualquer mal dizer alheio, estarei falando de meu próprio comportamento, de minha própria atual encarnação. Escrevendo para minha própria avaliação e meu aprendizado pessoal. Em um sentido tipo I, me and myself.

Também está escrito em São Marcos 4:34: "sem parábolas nunca lhes falava; porém tudo declarava em particular aos seus discípulos".
Ou seja, tudo com um sentido profundo está nas sublinhas. Aquilo escrito pode parecer um absurdo ou paradoxal se examinado por uma mente ordinária; mas, se recebido com as 'chaves' certas, é amplamente compreendido por qualquer estudante.

A falta das chaves corretas é o que ocasionou a forma entediada que o ser humano comum enxerga a Bíblia. É difícil encontrar um ser humano mediano comum que tenha interesse de aprender com a Bíblia, pois é tida como "piegas", cafona, coisa de 'crente'; onde um respeito imposto culturalmente impede um desdenho, mas não existe uma atração verdadeira.

É claro que o estudo dos irmãos protestantes (ou crentes) é muito válido, mas peca enormemente em conceber a Bíblia, principalmente os Evangelhos, como uma narrativa histórica de um único homem, Jesus. Seus relatos nunca foram literais!
Todos os relatos lá contidos são ensinamentos profundos da evolução da alma e do espírito.
Quando entendidos em seu sentido oculto, trazem a verdadeira Luz Crística para dentro do leitor.

Poderia devagar aqui horas sobre o pouco que já aprendi. Mas dentro desse pouco que já aprendi, está que poucas palavras bem ditas são melhores do que muitas mal explicadas.

"Mais valem poucos minutos bem vividos do que muitas horas mal aproveitadas!" Como certa vez ensinou-me uma boa amiga.

Rogo a Deus que o Mestre nos ajude a cumprir nossa missão!

Amém!

Nenhum comentário: