quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Espelho meu


"Antes de tirar o cisco do olho do teu irmão, retira a clave do teu!"

Como é mais fácil vestir-se e verificar se tudo está do nosso agrado? Ou se temos algum 'feijãozinho' no dente depois do almoço? Com ou sem espelho? Por que precisamos de espelho? Certamente porque não conseguimos enxergar perfeitamente com uma perspectiva interna de observação, sem a distância adequada.

Assim como no exterior, é muito difícil enxergarmos aos nossos pensamentos, às nossas atitudes, a nós mesmos por dentro, se não usarmos um espelho.

O que seria um bom espelho de nossa alma?

Quando queremos saber se estamos 'alinhados' e não temos um espelho à mão, o que fazemos? Perguntamos para nosso companheiro, esposa, amigo ou quem estiver conosco se está tudo como gostaríamos, não é?

Assim também é com nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Se queremos saber se estamos no caminho certo, e não temos ainda a capacidade de nos enxergarmos livre de preconceitos (o que seria nosso espelho), pedimos ao nosso espelho disponível, ou seja, nosso irmão que nos vê melhor do que conseguimos enxergar por si.

No meu caso, o melhor espelho que tenho é minha amada esposa. Pessoa a quem confio incondicionalmente e sei que almeja o meu bem como eu mesmo. Por isso, não temo alguma crítica pertinente que ela faça. Pelo contrário, em todas as nossas discussões insisto para que ela aponte os meus erros, para que eu possa enxergá-los e corrigi-los.

Cristo ensinou a não apontarmos as falhas alheias, porque de falhas estamos cheios. E quem nunca achou ruim ser criticado? Mesmo sabendo, lá no fundo, que a crítica era procedente.

Mas por que é tão fácil enxergar o cisco no olho do outro e não ver a sujeira em nós mesmos? Esse é o trabalho de quase todos nesse mundo! O auto-conhecimento. Digo 'quase' todos porque no mundo existem seres iluminados encarnados que vem com a missão de nos mostrar exercícios, meios e perseverança para tal tarefa. Todavia, em geral, todos devem se auto-conhecer. Ou melhor, ninguém se conhece verdadeiramente.

Ou será que são muitas pessoas que nunca disseram "não deveria ter feito aquilo" ou "se eu pudesse voltar no tempo, agiria diferente"? E dessas pessoas que ainda insistem em não se arrepender de nada, quantas será que não se arrependem por puro orgulho?

É uma depuração minuciosa estar preparado para conhecer os próprios erros.

Certa vez ouvi dizer ao final de um trabalho que essa era a maior coragem das pessoas que comungam o Santo Daime, conhecer os próprios erros, se conhecer.
Concordo plenamente, e ainda acrescento que não só dos daimistas e ayahuasqueiros, mas é a maior coragem daqueles que buscam o Verdadeiro Caminho, seja qual a trilha percorrida.

Particularmente, só aprendi isso depois de certo tempo de casado, quando ouvi: "você pede para eu fazer isso, mas você mesmo faz totalmente diferente". Percebi aí que eu não era o ser humano que pensava ser. Que não era o meu espírito, mas uma matéria medíocre que cede aos desejos do ego. A partir de então, ouço toda crítica com muita gratidão.

Confesso que algumas vezes ainda acho improcedente a crítica levantada, contudo tento reverter o sentimento rebelde do ego ferido para uma evolução da alma. Quando acho improcedente, respiro, acalmo-me, e peço melhores explicações, quando, na maioria das vezes, enxergo que a crítica tinha o seu porquê.

Pessoalmente, ainda não consigo receber críticas de outros como recebo as de minha esposa.
Isso porque o mundo é cheio de guerras (tanto com armas, quanto de egos), e muitas impressões de outrens nascem de sentimentos nada esclarecidos como inveja, ignorância ou prepotência.
Considero-me errado nesse ponto. Deveria ouvir a tudo com a calma de um Lama. Contudo, ainda não estou tão depurado.

Imaginava-me desde a infância, um ser humano muito calmo, pacífico. Até cansar de ouvir que eu tinha 'o pavio curto'. Daí enxerguei o que é auto-conhecimento. Falar que somos, achar que somos, é muito distante do saber o que somos!

Faz-se evidente a minha gratidão por tão belo e prestativo ser que acompanha a minha jornada. Agradeço a Deus por tão bela flor na minha vida! E agradeço à minha amada por tanto me ensinar!

A melhor forma de nos conhecermos profundamente é a Verdadeira Oração: a MEDITAÇÃO, ou cosmo-meditação. A conexão direta com o Cristo Cósmico, sem palavras, pedidos ou pensamentos, é a forma maravilhosa de nos encontrarmos! Nas raras vezes em que consegui alguns segundos da Verdadeira Oração, uma diferença enorme fez para meus pensamentos, sentimentos e atitudes!

Rogo ao Chefe Império que ajude-me a conhecer e corrigir meus erros!
Dai-me Força meu Padrinho!

IAÔ!!

Nenhum comentário: