domingo, 13 de julho de 2008

CARIDADE



Assim como seriedade não se traduz em tristeza, esmola não é caridade. Caridade é um sentimento de querer bem aos próximos. Basta lembrar do significado de “caros” para entender Caridade. Quando se diz “caro amigo” quer se dizer “querido amigo”. Não houve ser encarnado mais pobre que Jesus, e tampouco houve alguma encarnação mais caridosa.

Quando se doa apenas o que sobra, onde há sentimento caridoso? Se não me faz falta, do que abri mão para auxiliar ao meu próximo? Aquele que tem pouco, mas compartilha o pouco com quem tem menos, esse sim é grande perante o Senhor. Aquele que tem muito e apenas entrega as migalhas que saem de sua boca e transbordam dos seus bolsos, esse nada fez de bom.

A riqueza material é uma benção que deve ser vigiada para não se tornar a perdição do espírito. Aquele que fecha os olhos para a Verdade e pensa ser feliz por ter uma boa condição financeira, esse ainda não realiza o que é a Verdadeira Felicidade. O cego pensará que enxerga perfeitamente quando for curado de um olho. E assim também o homem que só conhece a fruta seca não imagina que o fruto fresco seja mais saboroso. Tampouco aquele que bebe água morna no deserto sabe como é o gosto da Água da Fonte.

Do que vale um banquete se apenas o dono da casa enche a barriga? Pois eu digo: Aquele que possui em abundância, quando comprar um pão para si, compre dois para outros dois pobres. Quando comprar uma roupa para si, compre duas outras para distribuir aos pobres. Quando aumentar os seus proventos, aumente também o salário de seus empregados. Só assim será bem visto diante de seus próprios olhos quando todos os véus forem tirados. E somente assim será recompensado e seus bens nunca deixarão de suprir todas as suas necessidades. Pois foi dito e é cantado por todos que É dando que se recebe!


A regra de ouro é dita de uma nova forma na Nova Era: FAÇA AOS OUTROS O QUE QUER QUE FAÇAM A VOCÊ MESMO! Em outro tempo, era dito "Não faça aos outros o que não quer que façam a você". Superficialmente, parecem a mesma regra, mas a forma da Nova Era tem um sentido muito mais altruista em seu real significado. Não basta apenas não fazer o mal. A hora é de fazer o bem a qualquer custo. Não fazer o mal não significa estar fazendo o bem.

A pior alternativa de relacionamento entre nós, a qual ainda é usualmente adotada pelo ser humano mediano, é a dita "olho por olho, dente por dente".
Muitos são os que devolvem os tapas que levam. Se são traídos, a primeira coisa é trair mais para 'dar o troco'. Se são xingados, a retribuição é triplicada na maldade e na agressividade. Muitos seriam os exemplos bem atuais. Mas para o bom entendedor, basta relembrar a máxima de Cristo: "Quando receberes um tapa, ofereça o outro lado de tua face", "Quando te pedires a capa, dê também a tua túnica".

Cada povo tem o governo que merece. Assim como cada um tem o que merece. Iniciemos uma jornada mais ativa para merecermos cada vez mais! Nutramos o mundo com amor, compaixão e compreensão! Pois de maldade, intolerância e egoísmo ele já está cheio.

Aquele que quer ser a diferença, se humilhe. "O que quer ser o primeiro, que seja o último". A recompensa eterna é o verdadeiro jarro de ouro. Tudo na Terra é um jarro de barro, apenas poeira para o Verdadeiro Eu. Apenas as ações altruístas são recompensadas por Deus. A recompensa não é um prêmio, mas uma reação do que fazemos. É uma lei imutável.


FAÇA O BEM, NÃO IMPORTA A QUEM!


Om Sat Tat! Amém!


Nenhum comentário: