terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Estrela Guia


"Vou chamar a Santa Estrela
Para vós vir me guiar
Iluminai meu pensamento
O oceano e beira-mar..."

Nas instruções deixadas pelo Chefe Império Juramidã, registradas no seu lindo hinário O Cruzeiro Universal, a palavra 'estrela' se repete por mais de 30 vezes. Algumas dessas está claro o significado, outras nem tanto.

Assim como as 'asas de anjo', as estrelas podem ser denominações para várias emanações de luz. 

Esclareço que os anjos não tem asas como os pássaros ou os aviões. Para quê teriam? Para voar? Uma imaginação muito limitada essa explicação, já que seres de luz não precisam vencer a gravidade para "voar"...

A explicação de asas nas representações de anjos deve se dar devido às visões que alguns nobres felizardos tiveram desses seres iluminados. 

Como não sabiam o que eram aqueles raios projetados desses seres, logo descreveram como asas... Como em sonhos, quando não entendemos nada, e não podemos descrevê-los, falta-nos palavras, pois nosso mundo material, nosso acervo, é extremamente limitado ao se comparar ao plano astral.

Assim como um homem que nunca esteve na Floresta, descrever-la-ia como muitas árvores grandes, outras pequenas... Chamaria palmeira, cipó, trepadeira, arbusto, tudo de árvore grande ou pequena. Chamaria de tribo uma aldeia, de fazenda uma colocação e por aí... Não é de se estranhar, já que falta-lhe o conhecimento, falta-lhe a intimidade. 

Enfim, venho falar da Estrela Guia que nos orienta ao caminho estreito da retidão.

Desprendido da literalidade, descorro sobre o que já aprendi.

Cristo vive em cada ser encarnado. Provas suficientes já foram dadas e nem o mais ortodoxo dos cristãos nega tal afirmação. A Bíblia está repleta de exemplos, assim como em Lucas 17:21, onde Jesus ensina que "o Reino de Deus está dentro de vós".

Caminhantes de outros ensinamentos tem outros nomes para Cristo, mas afirmam que a Luz, o Caminho, ou a Resposta está dentro de cada um. 

O nome pouco importa! Assim como o nome 'estrela' pouco importa.

Uma condenação que Jesus sofreu foi alegar que "em três dias reconstruiria todo o templo". Caso a palavra fosse deixada em segundo plano e o sentido da fala entendido, seus acusadores saberiam que o templo era seu corpo físico...

Complicado é discorrer palavras sobre assunto tão complexo sem deixar-me levar para outros focos. Retornarei à Estrela.

Cristo em nós, essa fagulha que muitas vezes não escutamos, resplandece como uma estrela, tamanha é sua claridade. Apesar de não fazermos por merecer, essa luz está sempre ali, apenas aguardando que abramos a porta ou, pelo menos, a janela para ela entrar. 

Muitos, assim como eu em tantas situações, não deixam essa luz entrar no castelo interior, e continuam se orientando pela escuridão da materialidade.

Como entender que "todos somos um"? Chega a ser um cliché no meio 'espiritual'. Principalmente na atualidade, quando as religiões e doutrinas orientais invadiram o ocidente, todos já ouviram e a maioria já repetiu que 'todos somos um'!

Quando deixamos nossa Estrela Guia, nosso Cristo Interior, nossa Luz, iluminar nossos pensamentos e mostrar a Verdadeira REALidade, isso é uma das consequências.

O Verdadeiro Bem só vem quando nos doamos para o "um". As consequências naturais são indescritíveis. Mas alguns tantos iluminados, como Teresa d'Ávila, deixaram registrados suas condições de União com o Todo. Em seu livro "Moradas ou Castelo Interior", ela descreve tal sensação.

Quando li esse livro, pouco entendia da necessidade de banir a literalidade nos textos altamente espirituais. Depois de estudar o que outros diziam sobre Santa Teresa e sobre esse livro, entendi um pouco... Quiçá um dia entender muito...  Mas o pouco entendido já fora revelador!

Agradeço muito ao irmão de caminhada que me presenteou com esse maravilhoso livro.

Assim, não há como descrever a Estrela Guia. Apenas posso afirmar que a felicidade é um estado de espírito. Não depende de dinheiro, relacionamentos, partidos ou qualquer outra coisa além de cada um. A felicidade está dentro de nós! Nossa Estrela Guia é o caminho para isto!

A Estrela Guia é aquela 'voz' que nos diz para irmos por um caminho, pedirmos perdão, ajudarmos um irmão... Muitas vezes representada por um anjinho ao pé do ouvido.

Não tenhamos as representações como a descrição da Verdade. Nosso espírito não escuta com os ouvidos, não vê com os olhos, não sente com a pele... Nosso espírito é pleno! Tem todos os sentidos (e mais alguns!) em toda a sua extensão!

Em meu caminho, muito me ajudou (e ainda ajuda) relatar minha Estrela Guia como a voz do meu coração. Mas engana-se aquele que pensa que escuto sair algum som do meu órgão bombeador de sangue. Quando mereço e silencio, tenho a sua voz...

É o melhor oráculo que alguma fagulha de luz pode imaginar! Tudo é um, inclusive nós, nossos 'Eus verdadeiros', nossos espíritos. Por isso, quando escutamos nós mesmos (nossos espíritos), nossa Estrela Guia, sabemos qual caminho a seguir para chegar mais perto do Pai, mais próximo do Início.

Aquele que ainda acredita ser o seu nome, a sua mão, seu rosto, seu corpo de carbono, chamar-me-á de louco. Mesmo a esses, afirmo que todos chegarão de onde saímos, da Verdadeira Luz, da qual a Estrela Guia é um lembrete!

Para aqueles que zombam dos buscadores, compaixão é meu rogativo, pois ainda procuram o caminho largo do egocentrismo e da separatividade.



Que Cristo nos ilumine banhando-nos de paz e discernimento!



"Santa Estrela que me guia
Vós me dê a Santa Luz
Os três Reis do Oriente
Que visitaram Jesus..."

Nenhum comentário: