terça-feira, 7 de abril de 2009

Raul Branco - Os Instrumentos Transformadores

Depois de muitos dias (na verdade, alguns meses) sem poder me dedicar ao estudo espiritual com afinco, consegui hoje terminar a leitura do livro Os Ensinamentos de Jesus e a Tradição Esotérica Cristã.

Nessa postagem, diferentemente da maioria das outras, não vou registrar um aprendizado, mas uma forma de aprender.

Não poderia deixar de comentar como essa leitura foi gratificante para minha senda. O autor Raul Branco consegue passar um pouco do seu vasto conhecimento com uma linguagem cristã contemporânea, o que nem sempre é possível em livros com verdadeiros ensinamentos. A linguagem clara e direta facilita para os buscadores sinceros que estão começando a jornada.

É o segundo livro que leio deste autor, ambos muito bons. Confesso que, pelo currículo do dr. Raul, não acreditava muito que obteria bons ensinamentos de suas leituras. Doutor economista, com carreira de sucesso, pensava que era mais um autor que escrevia para saciar o ego. Contudo (e graças a Deus!), grande foi minha surpresa. Lembro ainda hoje que no primeiro livro (O Poder Transformador do Cristianismo Primitivo) parei depois de umas três páginas e agradeci a Deus porque naquele momento entendi que ali nas minhas mãos estavam verdadeiros ensinamentos; agradeci porque ali eu iria aprender.

Depois que li o primeiro livro, conheci o autor na sede da Sociedade Teosófica em Brasília, quando ele coordenava um estudo sobre o Evangelho de Felipe. Homem de certa idade e de muito amadurecimento, é uma pessoa que irradia paz e discernimento em suas palavras. Nada do que eu imaginava daquele economista... Apesar de seus vastos conhecimentos, considera-se humildemente ainda um aprendiz.

Já estou lendo outro livro, A Imitação de Cristo, muito citado neste livro que acabo de ler, e que já demonstrou ser outro com muita coisa a ensinar. Na verdade, é um clássico para quem estuda o Cristianismo Esotérico, ou o Cristianismo Primitivo. Este, A Imitação de Cristo, foi um daqueles livros que caem em nosso colo porque tinham que chegar em nós. Bem, para mim não é a primeira vez que acontece.

Minha intenção não é virar um crítico literário, longe disso. Nem teria capacidade para tal.
Mas com palavras gostaria de agradecer o que com palavras eu aprendi.

Quero deixar registrado um dos pontos de maior relevância no livro, segundo o meu aprendizado. São os instrumentos transformadores da tradição cristã:


OS INTRUMENTOS TRANSFORMADORES

FACILITADORES OPERATIVOS

Estudo
Amor a Deus Oração e Meditação
Vontade Lembrança de Deus
Purificação Atenção
Renúncia Rituais e Sacramentos
Discernimento Prática das Virtudes

"Os instrumentos facilitadores abrem o caminho, promovendo a purificação dos veículos do homem e o estabelecimento de uma vibração conducente à vida espiritual. Os instrumentos operativos, como o nome indica, estão voltados para a promoção da transformação propriamente dita."

Se eu soubesse desde cedo que estudar era tão bom, não teria assistido tanta televisão!

Que Cristo abençoe nossos passos e irradia sua Santa Luz em nosso caminho!


IAÔ!

Nenhum comentário: