quinta-feira, 2 de outubro de 2008

LIBERDADE: A percepção diária da vida


A essência dos ensinamentos de Krishnamurti está em uma declaração que ele fez em 1929, a qual termina assim:

"Quando o homem se tornar consciente dos movimentos dos seus próprios pensamentos, ele verá a divisão entre o pensador e o pensamento, entre o observador e a coisa observada, entre aquele que experimenta e a coisa experimentada. Ele descobrirá que essa divisão é uma ilusão. Só então haverá observação pura, significando percepção sem qualquer sombra do passado ou do tempo. Esse vislumbre atemporal produz uma profunda e radical mutação em nossa mente.

A negação total é a essência do positivo. Quando há negação de todas aquelas coisas que o pensamento produz psicologicamente, só então existe o amor, que é compaixão e inteligência."

Em outras palavras, segundo minha singela compreensão, só existe o verdadeiro amor quando percebemos o rosto divino não só em nós mesmos, mas em todos os seres ao nosso redor. Inclusive naquelas pessoas que nos magoam, que nos irritam, e nos fazem treinar a paciência.
Aliás, como surgiria o amor verdadeiro se ainda nos irritamos com atitudes dos outros?

Enxergarmos a nós mesmos é a fórmula mágica de toda Escola Verdadeira, inclusive a tradicional Igreja Católica. Digo isso, porque foi na Igreja Católica que aprendi, à época que era coroinha, que quando apontamos um dedo para alguém, estamos apontando três para nós. Para ilustrar: enquanto apontamos o indicador, os nossos dedos médio, anelar e mínimo estão apontando para nós mesmos...

Quando enxergamos a nós mesmos, é extremamente fácil ter compaixão; e dela surgir o verdadeiro amor. Ou você iria se chatear com alguém que derrubou um copo se você acabou de derrubar um prato??

Quando entendemos que, por pior que pareça ser, somos todos iguais, somos todos um, não estamos separados, fica fácil surgir o verdadeiro perdão.

Se acabamos de xingar alguém no trânsito, como não gostamos que alguém nos xingue em seguida? Cada um pensando ser melhor do que o outro é simplesmente a escravidão do pensamento, da cultura e da mente agindo sobre a Verdadeira Realidade.

"Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra!"
É difícil entender isso?

Mais uma vez, clamo para que emanemos compaixão e compreensão no nosso dia a dia; pois de intolerância, julgamento e arrogância o mundo já está cheio!

Senhor, fazei de nós intrumentos de vossa PAZ!
Amém!

2 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Havia um torturador que enquanto executava sua tarefa, dizia " estou sendo bom para voce pois estou dando meios para que aprenda a perdoar, meu braço é o braço de Deus, represento Sua vontade". É fato, não fábula. Pode esta vitima ao não conseguir perdoar seu algoz ser culpada? Pois conheço-a e sei que se debate até hoje nesta angustia e culpa.

Thiago Martins disse...

Decerto esse torturador não era "enviado de Deus". Deus é todo bondade, nunca foi ou será o 'deus castigador' interpretado em algumas passagens de alguns livros do Antigo Testamento. E tampouco o castigado deveria ser complacente com seu castigador. Não devemos conformar com nossos males. Todavia, quando se compreende a roda da vida, Samsara, compreende-se que tudo que passamos é nossa própria culpa!

Já escrevi sobre isso, se puderes ler, é uma postagem de Julho, com título SAMSARA. Ainda há uma postagem chamada CARIDADE, que tem haver com o assunto também.

Perdoar, sempre é melhor para quem perdoa. O ódio é um veneno que nós mesmos tomamos...

O torturador irá pagar tudo o que fez. Nessa ou em outra vida.

Caso não acreditemos nisso, como seria injusta a vida, não?? Tanta gente que rouba, mata e vive rico até o fim da vida sem ser preso... Como seria imperfeito o planeta creado por Deus, hein? E que heresia pensarmos assim! Deus é perfeito e Sua Lei também!

Vosso(a) amigo(a), quando realizar que pagou tantas dívidas da Lei Infalível, ficará feliz por tamanho sofrimento passado com fé em Deus!

Caso não consiga perdoar nunca seu carrasco, ela estará sendo apenas humana, não culpada... Mas, se chegar à vitória do perdão, sua recompensa será muito maior!

Luz e paz!!