quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Gavião apanhar de bem-te-vi?

Existe uma animada cantiga das rodas de capoeira cujo refrão diz assim: "você não viu, mas eu vi gavião apanhar do bem-te-vi!"

Recordei-a refletindo sobre a natureza da floresta. Na floresta é assim: o forte come o mais fraco.

O que me leva a devagar sobre o tema é uma cobrança de um bom amigo, seu João, durante prosa após trabalho de Nossa Senhora da Conceição. Esse amigo visitou o blog e viu minha apologia ao vegetarianismo. Indignado com isso em um blog chamado 'da floresta', disse que isso de não comer carne não é da floresta. Em seus argumentos, ele está certíssimo.

Alguns mais desinformados, acreditam pelo Brasil afora que Mestre Irineu era vegetariano. Infelizmente, devo ser o portador da nota que acaba com essa ilusão. Mestre Irineu, como bom seringueiro, comia carne sim. A que mais gostava era a de porco.

Jesus disse aos fariseus: "hipócritas! O que mata o homem é o que sai de sua boca, e não o que entra por ela!"

Em um e-grupo de discussão sobre Permacultura (o único meio atual de literalmente salvar o planeta!) certa vez houve uma divergência entre os benefícios de uma carrocinha de cachorro-quente que começou a vender lanches vegetarianos. Os membros mais sensatos louvaram a iniciativa. Os mais 'caxias' diziam que era a carrocinha 'do diabo' já que ainda venderia cachorro-quente tradicional com carne. O mais interessante foi o desfecho dado por uma sábia permacultora: "todos somos um, vegetarianos ou não!"

Receoso de delongas, quero expressar que o vegetarianismo por si não salva a natureza, o planeta ou os homens. Registra-se que Hitler era vegetariano.

Minha intenção da apologia publicada era um manifesto ao que tanto vejo no meu dia a dia profissional. Fazendas dentro de reservas, floresta abaixo... Tristeza a uns, dinheiro a outros...

Na floresta, existem os vegetais, os herbívoros e os carnívoros. Todavia, apenas um animal mata por ganância: nós, homens!

Não sou contra ao consumo de carne. Entendo que não deixei isso claro, pois falta-me tempo para detalhar certos fatos. Sou contra a ganância, a ignorância e a super valorização que é dada à carne no prato.

Quantas vezes escutei: "você não come carne? O que você come então?".

Como está escrito por Radha Burnier em um artigo da Revista Sophia n.24: "Se tivermos que continuar habitando a Terra, terá de haver uma revolução no relacionamento dos seres humanos com o planeta, dos seres humanos entre si e dos seres humanos com outras espécies. Uma sociedade comprometida com o crescimento como a única solução para seus problemas não apenas entra em competição com o mundo natural, como também seres humanos contra seres humanos".

Nesse sentido, toda a humanidade deve aprender a praticar a restrição. Caso contrário, mais e mais floresta virá abaixo, pois a resposta que mais escuto quando pergunto "mas o senhor quer colocar ainda mais gado aqui?" é um bem sonoro "mas é claro!".

Se te perguntarem se você quer mais dinheiro na sua poupança, qual seria sua resposta?

Na floresta, o mais forte come o mais fraco, assim como na selva de pedra.

Hoje na floresta, gado e pastagem são sinônimos de dinheiro a curto prazo. Infelizmente, essa é a realidade atual, aceitando ou não, concordando ou não.

Por isso, em nossa tamanha impotência ao capitalismo selvagem, conclamo a um trabalho de beija-flor: coma menos carne bovina!

Assim, como na famosa história do beija-flor que tentou apagar o incêndio da floresta, cada um estará fazendo a sua parte.

Não adianta reclamar dos fazendeiros. Eles seguem a regra do jogo. E digo que alguns deles são mais dignos e altruístas que vários vegetarianos que já conheci.

Não quero que o gavião vire sabiá. Sonho apenas com a conservação da Floresta.

Nunca me achei superior por não comer carne. Tampouco achei-me inferior. Faço isso consciente de que é o melhor para mim, para a floresta e para a sociedade.

O caminho do meio propagado por Buda tem disso. Entender todos os lados sem preconceito ou qualquer tipo de barreira e seguir o que sua consciência mandar.

Em uma guerra, não importa o lado, todos estão errados!
"Todos somos um, vegetarianos ou não!"

Você não viu, mas eu vi...

2 comentários:

BLOG DO CARIOCA disse...

Thiago Silva

Agradeço as recomendações, mas não vamos ter como fugir desse debate. A idéia é criar através do blog uma corrente de pensamento que possa esclarecer todas as verdades. Somente através do estudo, vamos aos poucos combatendo os "modismos" espalhados no mundo. Vou ler com calma toda sua correspondência e respondê-la o mais breve possível.

Bom saber que você participa dos trabalhos na Igreja do Zé. Ele é uma excelente pessoa, assim como toda a irmandade. Estamos bem pertinhos, gostaria de conhecê-lo pessoalmente.

Um abraço e Feliz Ano novo a você e sua família.

Mochileiro Carioca disse...

Muuuuuuuuito bom, a postagem! Me amarrei no blog. Abç