terça-feira, 31 de março de 2009

Caverna de Platão

Em um estado de espírito não definido, começo a escrever esse registro.
Novamente lembro que tenho o intuito de apenas registrar, os meus passos, os meus erros, as duras tarefas, ou seja, minhas cruzes no caminho da vida.

Hoje, pela segunda vez, fui alertado (de uma forma não muito construtiva) que expresso-me de forma arrogante. Na primeira vez foi muito difícil. Hoje foi apenas difícil.
As duas vezes aconteceram quando a conversa tendia para o lado espiritual.

Deus meu, faça de mim vosso servo!

Para situar, estou fazendo um curso com vários profissionais muito bem qualificados. O salário é muito bom para a realidade brasileira. Sendo assim, os profissionais convocados para o curso são os melhores de suas áreas. Passamos por várias fases muito exigentes desde 2007. Muito inteligente são todos e muitos conhecimentos de diversas áreas existem dentro de cada um.

Contudo, "cada um com o seu conhecimento", conforme frase adotada na turma.

Dialogar sobre assuntos religiosos é complicado. Já diz o povo que religião não se discute. O problema enfrentado é que religiosidade é confundida com religião. Daí realmente não há discussão que finde. Outro entrave é que minha vida é unicamente religiosa. Não há separação do meu pensamento, das minhas orações e das minhas atitudes. Tudo faço para poder chegar um pouco mais perto de ser um servo de Deus.

Um buscador, mesmo conhecendo a sua infame mediocridade, tenta em todos os momentos fazer a vontade do Pai.

Existem várias verdades? 
Impossível! Uma chave verdadeira abre qualquer porta.
Podem existir vários achismos. 

Na verdade, mais do que descrever a incompreensão de meus colegas, quero registrar o meu árduo aprendizado do dislumbramento da minha extrema falta de humildade.

É duro enxergar os próprios erros. Na verdade, é quase impossível aceitá-los passivamente. Esses episódios (não muito distantes um do outro) foram colocados em meu caminho para eu entender alguns sentimentos que minha amada companheira teve em inúmeros momentos.

Nunca entendia plenamente por que ela tinha um sentimento que eu me achava superior. Mas, em nossos (des)entendimentos, sempre ficava claro esse sentimento quando eu expunha minha opinião. Agora está evidente que realmente o jeito como falara fora em tom arrogante. Sem intuito nenhum de tal ato, cometera tantos pecados.

Sinceramente, apesar de não ter o domínio para vivenciar isso plenamente no dia a dia, sinto que todos somos um e nunca me senti mais importante ou mais sabedor ou mais merecedor. Já aprendi sim que, por ser um buscador que rumou no caminho certo, cai diversas vezes na falta de humildade. Mas pensava, em minha infinita ignorância, que esse sentimento era exclusivamente interno, mental.

"A boca fala do que o coração está repleto". Por isso, tantas vezes fui mal compreendido. Na armadilha cruel da falta de humildade, meus argumentos são mal interpretados porque não são nem ouvidos.

Difícil explicar. Mas entenderei quando reler.
Como na caverna de Platão, onde o habitante a sair da caverna e enxergar o mundo real não consegue explicar àqueles que só entendem as sombras como é a verdade. Todavia, como o habitante que olhou para a direção certa (direção da Luz) pode não conseguir mais entender as sombras?

Será que é certo calar e deixar? Aprendi, estou aprendendo, e vou aprender direito que sim, isso é o certo.

"O homem deve estar sempre pronto a escutar, precavido ao falar, e tardo para irar-se!"

Cultura, educação, genética, ou qualquer explicação "racional" não explica a Verdade.

Cada um com o seu karma, não devemos interferir.
Eu continuarei no meu, que é trabalhar para tentar ser humilde. 

Pensava eu que já tinha aprendido um pouco essa lição... Mas apenas li o nome da matéria. Muitas cruzes faltam para tirar o diploma.

Óh Deus, quantas vezes fui um mal discípulo! Quanto mal já fiz! Quanto pouco bem tenho feito! Quantos pecados cometi! Quantas vezes magoei os que me amam! Perdão meu Pai!


Eu peço perdão por bem pouco eu fazer
Cair nas mesmas falhas conforme o merecer

Querer julgar os outros, não olhar os meus defeitos
Aprendi, estou aprendendo, eu vou aprender direito

Errar é natural, faz parte da evolução
O que não posso deixar é deixar de trabalhar



Senhor, dai-me fé, humildade e caridade!

Nenhum comentário: