domingo, 17 de agosto de 2008

Existe uma linha divisória, que muitas vezes é imperceptível, entre fé e crença. Simplificando os conceitos, a fé é o conhecimento da verdade; enquanto a crença é acreditar como sendo verdade o que foi passado por outros.

A crença dá força e conforto. Mas a fé move montanhas!!!

Uma pessoa com pouca crença, ou nenhuma, é muito cética. E não conseguirá interagir com anjos e mestres que vêm nos ensinar o caminho. E uma pessoa sem fé vive em um mundo de escuridão sem nexo ou sentido real para a vida.

Quando pensamos que somos esses corpos que habitamos momentaneamente, certamente poderemos ter crença em Deus. Contudo, nunca saberemos a verdade. Nunca poderemos ter fé em Deus nesse estágio de pensamento.

Como dito no início, ter fé é conhecer a verdade. Como vamos conhecer a Deus se pensamos ser apenas corpos materiais? Como poderemos voar se não temos asas? Como poderemos correr sem pernas? Como poderemos nos aproximar de Deus se não o conhecemos?

Para quem responde de forma sarcástica que podemos voar ‘de avião’, deve ser lembrado que quem voa é o avião e não nós mesmos. Assim também não podemos conhecer a Deus sem fé, quem irá conhecer é apenas aquele que nos fala de Deus...

Deus existe? Existe vida após a morte? “É... acho que sim.” Seria uma resposta daqueles que não sabem o que é a fé. Conquanto, uma pessoa com fé acha esse tipo de pergunta absurda, comparando-a a uma fala de bebê do tipo ‘gugu-dada’, pois mostra um desconhecimento total da verdade.

Quando se conhece a Deus, a fé se torna inabalável. É a diferença entre pensar em Deus apenas nos momentos de orações e rituais e pensar em Deus a todo o momento! Para pensar em Deus nas orações e rituais é muito fácil, basta crer no que é dito. Mesmo assim, muitos nem crer conseguem.

Krishna, um dos tantos nomes para Deus, ensina que quem desencarnar (ou morrer mesmo) pensando nEle se livrará do ciclo de renascimento, de samsara. Quem desencarnar pensando em sua casa, ou seu carro, ficará preso a essas coisas como um tipo de fantasma.

Ora, para se pensar em Deus a todo o momento, só tendo fé na Divina Presença, e fé verdadeira. Não deixamos Deus de lado a nenhum momento quando temos fé. Quando apenas cremos em Deus, achamos heresia pensar em Deus nos momentos sexuais ou de entretenimento. Quando temos fé em Deus, não o colocamos de lado para jogar futebol, namorar ou qualquer coisa.

Falar não é ser. Falar é parecer. Devemos conhecer o nosso coração para saber o que somos. Anunciar que somos ‘atletas de Cristo’ e jogarmos futebol com raiva do nosso adversário ou até do companheiro de time com pouca habilidade é um verdadeiro teatro para si mesmo.

Crer em Deus, mas ter vergonha dEle ou não querer falar sobre Ele quando namoramos é estranho. Se Deus está em tudo e em todos...
Na verdade, temos vergonha de nós mesmos, de nossos pensamentos promíscuos e de nossa entrega aos desejos animalescos da matéria. Aí ficamos com vergonha perante a Luz Divina que nos ensina claramente que somos muito mais que isso que habitamos temporariamente.

Acreditar que Jesus transformou água e vinho, levantou aleijados e curou leprosos não traz a salvação para ninguém. Ao contrário de certos pronunciamentos de certas igrejas que dizem que para se salvar apenas basta ‘aceitar Jesus’, mas essa aceitação deve ser feita ajoelhada dentro da igreja. Bem, é evidente que isso não se trata de fé, mas mera crença.

A crença não é ruim. Definitivamente, crer é uma coisa muito boa. Mas não basta!

Muitos dos irmãos desse planeta crêem em Deus, mas não o conhecem. Quantas fotos vemos nos jornais, ou até mesmo nas nossas ruas, de bandidos, muitos vezes drogados, com um terço no pescoço? Não digo que eles não deveriam usar o terço, pelo contrário. Deveriam sim é prestar atenção ao que eles mesmos acham bonito.

Fico triste sim quando vejo uma pessoa com muita crença, mas que se embebeda. Um homem que vai à missa, usa um crucifixo, mas que não é mais forte que uma garrafa de cachaça.

Ter fé é ter força! Ter fé é ter um exército a nosso favor! Ter fé é podermos tudo!

Ter fé é acreditar que tudo o que passamos é porque merecemos. É acreditar que tudo podemos nAquele que nos fortalece! É saber que Deus proverá tudo o que necessitarmos verdadeiramente.

Se sofrermos, é porque merecemos. Se sofremos, é melhor para nós mesmos. Não faço apologia ao sofrimento, mas à aceitação dele. Muito menos faço apologia ao conformismo. Devemos com todas as nossas forças trabalhar para merecer o Reino dos Céus.

Fé em Deus é viver feliz! No sofrimento ou na felicidade, na miséria ou na fartura. Quando se tem fé, a luz de Deus preenche nosso coração.

Quando se tem fé, não se necessita de muletas.

Ter fé faz a diferença entre ‘eu vou conseguir!’ e “será?”.

Somos todos homens de pouca fé nesse planeta. Mas, nem por isso devemos deixar de acreditar, deixar de trabalhar, deixar de louvar e agradecer. Quando a fé banha nosso ser, não temos dúvida se Deus está a nosso favor ou quer nos punir. Sabemos o caminho a seguir com gratidão e afinco. Quando temos fé, não achamos que sofremos mais que os outros. Muitos menos invejamos os outros por sofrerem menos que nós.

Quando temos fé, alegramo-nos com o raiar do dia e também com o chegar da noite.

Que a fé ilumine os nossos passos!
Homini Pax!
Amém!

Nenhum comentário: