sexta-feira, 22 de agosto de 2008

RELACIONAMENTO

Hoje passeando de férias aqui em minha terra natal (um conceito nada evoluído, já que nada é meu...), tive um insight interessante.
Os relacionamentos entre nós, seres humanos, seres em evolução, é tão melhor quanto maior for nossa identificação com o próximo.

Devemos tratar a todos como amigos! Não devemos olhar o outro como se fosse desconhecido e tampouco deveríamos deixar amigos conhecidos fazerem conosco o que não deixaríamos algum "amigo desconhecido" fazer.

É certo que deve-se retirar dessa analogia qualquer situação de intimidade, o que deve ser preservada ao máximo para o maior benefício de todos.

Cito isso nos casos e atos cotidianos, na rua, no conversar, no olhar, no tratar...

Com o carro estacionado, aguardando minha mãe, um caminhão estacionou na minha frente, muito próximo. Eu tinha duas opções: 1- Ficar parado e achar ruim do caminhão não ter parado mais distante para não correr o risco de danificar o carro que eu estava quando começasse a descarregar; ou 2- Eu tratar o motorista do caminhão como meu amigo, e recuar um pouco de marcha a ré, não me chateando e achando o fato normal.

Bem, é claro que, se eu tivesse escolhido a primeira alternativa, não estaria escrevendo essas singelas palavras. A situação foi bem simples, mas trouxe um insight bem legal. Refleti sobre muitos dos contatos que fazemos com os "desconhecidos" na rua e vi que muita briga e dor de cabeça seriam evitadas se tivéssemos isso em pensamento a todo o momento.

Sou um pequeno aprendiz, com pouca capacidade de ensinar, mas com uma vontade tamanha de depurar minha matéria.

Fica evidente em diversos momentos no meu caminhar que não consigo transmitir em palavras o que penso e o que aprendo. Contudo, a esperança é persistente e devo continuar tentar expressar o caminho que estou traçando.

Um exercício muito prático é, antes de estabelecer o contato com o "desconhecido" ser humano, eu projetar nele a imagem de um parente distante. Talvez não funcione para todos, e claro não será nenhuma fórmula mágica. Mas, pensando que o atendente da padaria, o jornaleiro, ou qualquer outro 'ser em evolução' que nos deparamos é um parente que, apesar de não termos intimidade, amamos aquela pessoa como uma pequena parte de nós mesmos.

Sentir é muito mais complexo do que pensar. E pensar é muito mais abrangente do que falar. É difícil descrever todo o insight com tão pouca experiência mística como a minha, mas o aprendizado continua.

E viva a Paz!!

Hare Krishna! Krishna Krishna Hare Hare!

Nenhum comentário: